Águas Guariroba

Águas Guariroba - Tubinas Bomba na Captação de Água Bruta

Eficiência Energética com aplicação de turbinas bomba para recalque de água bruta.

Captação Guariroba

Campo Grande é a capital do estado do Mato Grosso do Sul com 786.797 habitantes (IBGE, 2014). O seu sistema de captação de água para abastecimento da população é composto por captações superficiais e subterrâneas. A captação Guariroba, por sua vez, é responsável por cerca de 50% da água captada para abastecimento da cidade. Sendo composta por uma linha adutora de cerca de 30 km até a estação de tratamento Guariroba, o sistema de recalque possui duas estações de bombeamento denominadas EAB-001 e EAB-002.

Barramento da Barragem Guariroba

A EAB-001 está localizada junto ao barramento da barragem, cujo volume é de 4 milhões de m3 e área inundada de 97 hectares (www.aguasguariroba.com.br). A elevatória é composta por 3 conjuntos motor bomba de 2.500 cv cada, instaladas em 6,6 kV, vazão nominal de 2.520 m3/h e altura manométrica de 160 m. A altura da barragem é de 15 metros e a vazão de regularização aproveitável a fio d’água é de 12 m3/s.

Bomba de Recalque da EAB-001 Guariroba

O sistema de captação possui automação completa, também projetada pela NERÓ, e é supervisionado e controlado à distância através do Centro de Controle localizado na sede da empresa Águas Guariroba a 40 km da EAB-001.

Turbina Bomba

O conceito da turbina bomba pode ser utilizado para aproveitamento hidráulico da queda e da vazão disponível transformando a energia potencial diretamente em energia hidráulica para bombeamento. Esse tipo de aproveitamento utiliza-se de turbinas hidráulicas típicas de Micro ou Mini Centrais Hidrelétricas conectadas diretamente a bombas centrífugas. Com alto rendimento, cerca de 90%, não necessita de equipamentos elétricos para geração de energia elétrica, como no caso de pequenos aproveitamentos tradicionais. A transformação direta em energia mecânica permite a implantação de um sistema simples, eficiente, de tecnologia nacional e fácil manutenção.

A estimativa de economia de energia é obtida diretamente pelo cálculo da potência utilizável dada por:

Assim, a potência utilizável para a EAB-001 é de 2.202,58 cv.
Isso representa uma economia anual, considerando-se 14 horas de operação por dia, de 8,165 GWh ao ano. Isso equivaleria a 4.742 toneladas de emissões de CO2 equivalentes evitadas por ano*.

Exemplo de Turbina Bomba em funcionamento.
Captação Bom Jardim, em Uberlândia, MG

Águas Guariroba: www.aguasguariroba.com.br