Montes Claros

COPASA MG - Automação Água e Esgoto de Montes Claros - DTVG

Projeto Conceitual de Automação dos Sistemas de Distribuição de Água e Coleta de Esgotos

Montes Claros

Situado no norte do estado de Minas gerais, Montes Claros possui 390.212 habitantes (IBGE-2014). Com índice de desenvolvimento humano na ordem de 0,77 é considerada a “capital” da região.

O sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário possui as seguintes características:

Ambos os sistemas, no momento de execução deste projeto, já possuíam automação parcialmente em funcionamento, sem integração entre cada sistema. O primeiro sistema abrange as captações, o RAP CDI e a ETA do sistema Morrinhos. O segundo abrange os Setores de Controle de Perdas (SCP) do sistema Morrinhos, sendo 17 unidades em funcionamento. O terceiro sistema abrange a ETE, incluindo as 2 estações elevatórias de esgoto (EEE) na mesma área e 3 outras EEE na cidade.

A expectativa com um sistema de automação que permita o controle, a supervisão e o monitoramento à distância e em tempo real em todas as unidades operacionais é uma considerável redução de custos com pessoal, tanto de operação quanto de manutenção, dos custos com energia elétrica, combate e redução das perdas e solução dos problemas e falhas e dos sistemas de automação existentes inconclusos, integrando-os em apenas um software supervisório.

Investimentos e Benefícios

Para melhor desenvolvimento da automação, avaliou-se os custos e benefícios para 6 subsistemas, de maneira que se possa implantar a automação paulatinamente, de acordo com a melhor estratégia para a COPASA MG.

Os resultados esperados por ano para cada sistema são:

O investimento, a economia anual e os indicadores financeiros para um período de 10 anos são:

Dessa maneira, a automação demonstra uma viabilidade excelente em 10 anos, proporcionando uma economia total de quase 3 milhões de reais por ano, frente a um investimento inicial de pouco mais de 4 milhões de reais.
Adicionalmente, proporciona eficiência hidráulica de 2.011.416 m3 e eficiência energética de 1.337 MWh ao ano, equivalente a 776,5 toneladas de emissões de CO2 ao ano*.
*Conforme calculadora Carbon Free em www.iniciativaverde.org.br